Camomila e regulação de distúrbios de humor na menstruação
- Taciane Taveira
- 19 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de jan. de 2023
Mudanças de humor relacionadas ao período menstrual são comuns e incluem irritabilidade, raiva, instabilidade emocional e ansiedade, podendo impactar na concentração, desempenho e em outros aspectos psicossociais.

Portanto, dentre os diferentes princípios ativos estudados, pode-se destacar alguns provenientes de plantas medicinais como a Matricaria chamomila (camomila), amplamente conhecida e utilizada em nosso país, com efeitos relacionados ao sistema nervoso central, como ações sedativa e ansiolítica.
Alguns dos mecanismos propostos incluem a ação dos flavonoides da camomila na modulação da ansiedade, efeito calmante e ação nos níveis de progesterona, contribuindo no alívio dos sintomas relacionados ao humor no período menstrual.
Considerando esses aspectos, um ensaio clínico com 118 estudantes foi conduzido para avaliar os efeitos da camomila em transtornos de humor relacionados à menstruação. As estudantes foram divididas para receber camomila ou placebo (1 cápsula com 250mg a cada 8 horas) por 7 dias antes do início do período menstrual. Os resultados mostraram que o grupo que recebeu a camomila obteve redução mais significativa dos sintomas e severidade de transtornos de humor relacionados à menstruação em relação ao grupo placebo.
A etiologia desses sintomas é complexa e ainda não totalmente compreendida. Assim, deve-se considerar o histórico de vida, outros sinais e sintomas associados, estilo de vida e alimentação, para que as estratégias fitoterápicas sejam individualizadas, seguras e com potenciais como coadjuvantes.
Commentaires