Acne e Vitamina D
- Taciane Taveira
- 3 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
A acne é um dos desequilíbrios cutâneos mais comuns e possui inúmeras causas, podendo até mesmo ser considerada uma desordem metabólica.

A inflamação também é um fator determinante no processo e, dessa forma, algumas estratégias terapêuticas, inclusive nutricionais, são direcionadas para esse alvo.
A vitamina D, pelo seu reconhecido papel na regulação do sistema imunológico e também pelas ações na proliferação e diferenciação de queratinócitos e sebócitos, tem sido estudada no tratamento da acne. Pacientes com acne que fazem a suplementação de vitamina D apresentaram menor severidade da acne e menores níveis dos marcadores inflamatórios TNF-alfa e IL-6. Outro dado interessante de um estudo, foram os níveis significantemente menores de vitamina D sérica nos pacientes com acne em relação aos controles.
Avaliar as necessidades individuais, exames e os sinais e sintomas é fundamental para a prescrição nutricional individualizada de vitamina D.
Presente em alimentos como gema de ovo, fígado, cogumelos, grãos e peixes de água salgada, a vitamina D também é fornecida ao nosso organismo por meio da exposição ao sol.






Comentários